sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ALEGRIA DA CIDADE


Fala povo da Roma negra!
Essa semana eu resgatei nos meus arquivos e coloquei de volta no repertório uma canção gravada pela Margareth Menezes a alguns anos atrás. Eu sempre gostei da letra porque ela fala de uma alegria que vem de dentro, vem de um povo que mesmo tendo sofrido com a discriminação deu de presente ao mundo caminhões de alegria. Tô falando do povo negro, o nosso povo, dos quais somos todos descendentes pelo menos aqui na Bahia onde 80% da população em média é negra.
A letra da canção é linda e os autores são Jorge Portugal e Lazzo. Como todos sabem Jorge Portugal é um grande poeta e um dos melhores professores de língua Portuguesa. Lazzo é um dos grandes cantores que a Bahia tem e é claro que eu sou muito fã dos dois... aliás que interpretação maravilhosa que "Maga" deu pra essa canção hein minha gente? Quem ainda não teve orportunidade de ouvir deveria fazê-lo!
Depois eu coloco a nossa leitura de Alegria da cidade aqui pra vocês dizerem o que acharam valeu? Vamos tocá-la hoje no Armazém, hehehehhe! Vou deixar a letra da canção aqui pra vocês.
Beijo pra todo mundo e muita alegria nos corações!
Sobe o som pra Margareth Menezes, Jorge Portugal e Lazzo que eles são gigantes!

Alegria da Cidade
(Jorge Portugal e Lazzo)

A minha pele de ébano é...
A minha alma nua
Espalhando a luz do sol
Espelhando a luz da lua (2x)

Vem a plumagem da noite
E a liberdade da rua
Minha pele é linguagem
E a leitura é toda sua

Será que você não viu
Não entendeu o meu toque
No coração da América eu sou o jazz, sou o rock

Eu sou parte de você, mesmo que você me negue
Na beleza do afoxé, ou no balanço no reggae

Eu sou o sol da Jamaica
Sou o som da Bahia
Eu sou você e você não sabia

Liberdade, Curuzú, Harlem, Palmares, Malê de Balê, Soweto

Nosso céu é todo blue e o mundo é um grande gueto

Apesar de tanto não, tanta dor que nos invade, somos nós a alegria da cidade
Apesar de tanto não, tanta marginalidade, somos nós a alegria da cidade (2x)


Nenhum comentário: